O Facebook anunciou nesta quarta-feira, 29, que está implementando uma importante mudança em seu feed de notícias. A partir de hoje, a rede social irá passar a dar prioridade para postagens de amigos e familiares e isso não é nada bom para as empresas que usam o site.

Se por um lado a ação coloca as pessoas mais próximas umas das outras, por outro pode significar um verdadeiro pesadelo para empresas, principalmente as que estão começando na plataforma.

O motivo desse lado ruim deve-se ao fato de que as páginas passarão a ter o seu alcance reduzido por conta da alteração do algoritmo. Assim, ficará mais difícil para que o conteúdo publicado por elas possa “bombar” na rede social.

Considerando que hoje a plataforma é quase indispensável para praticamente qualquer negócio, cria-se um conflito entre as empresas que desejam aumentar o número de seguidores de suas páginas e a rede social que adota a filosofia de conectar pessoas – e não empresas.

As companhias enxergam na situação um beco sem saída. Sair da rede social está fora de cogitação, uma vez que, ao lado do Google, o Facebook é a principal porta de entrada de uma empresa na internet. Investir nas ferramentas do site para impulsionar publicações e manter um alcance razoável também não é a solução ideal, já que não é algo barato e pode ser inviável para pequenos negócios.

De mãos atadas, as empresas tornam-se reféns da rede social. No entanto, nem tudo está perdido. A estratégia mais simples para continuar tendo relevância no site é a mais velha possível: produzir conteúdo de qualidade. Publicações interessantes ganharão “likes” e serão compartilhadas em efeito cascata. Se a quantidade foi prejudicada, a qualidade terá que ser reforçada.

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