Segundo ela, quando um café coado está preto, há algo errado com a torra dos grãos

Isabela Raposeiras, do Coffee LabDIVULGAÇÃO 

SÃO PAULO – Parece uma tarefa corriqueira, mas um café bem coado faz toda a diferença. A seguir, confira as dicas de Isabela Raposeiras, a criadora do Coffee Lab, um laboratório de torra, degustação e preparo de cafés de qualidade que conquistou amantes da bebida em São Paulo.

Para a temperatura da água, ela pede:

— Pelo amor… ferva! De 95 a 98 da composição do café corresponde à água, então capriche nela! Água sem cloro. A água não ferve a 100 em todas as cidades, apenas naquelas que estão no nível médio do mar. Vários componentes de aroma e sabor no café precisam de alta temperatura para serem dissolvidos. Ferva a água, deixe descansar por 1 minuto; apenas não deixe fervendo longamente, pois o oxigênio se perde.

A quantidade de água:

— Quando se fala em café de qualidade, é um café rico em aromas, sabores. Ou seja, complexo e cheio de sólidos solúveis em água. Existe uma dissolução ideal para os sólidos irem para a água. Se fizermos concentrado demais, muitos sólidos não passarão para a bebida, ficarão na borra. Se colocarmos água demais, acabamos por deixar a bebida fraca.

Quantidade de café:

— No Brasil, estamos acostumados a usar de 100 a 120 gramas de café por litro de água. O ideal técnico vai de 65 a 80 gramas de café moído por litro.

A cor do café:

— Quando um café coado está preto, há algo errado com a torra dos grãos. Os cafés bem torrados devem resultar em bebidas marrons, em tons diferentes, mas sempre marrons. A bebida preta denota uma torra carbonizada.

Uma ressalva:

— A receita tecnicamente ideal extrai mais qualidades do café moído, mas pode não ser a diluição que mais agrada a determinados consumidores. Vale se aventurar, muitos daqueles que topam acabam por se converter, percebendo que a bebida fica mais interessante.