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O mais recente participantes de peso a entrar é o grupo 3 Corações, que irá lançar sua primeira máquina de café em cápsulas no mês que vem. Entre os diferenciais, a máquina também irá preparar café filtrado. A Master Blender, dona do Café Pilão, já vende suas cápsulas no mercado, e também fabricantes menores, como a Lucca Cafés Especiais e a Utam, com sua marca Uno. A portuguesa Delta Cafés desembarcou no País no ano passado com cápsulas exclusivas.

O mercado internacional de cápsulas ganhou força em boa parte graças ao crescimento da Nespresso. A cada desenvolvimento de produto, a empresa registrava a patente para garantir o domínio exclusivo. Mas com o passar do tempos, essas patentes começaram a cair.

A concorrência, é claro, não perdeu tempo na tentativa de pegar carona no sucesso da companhia suíça e passou a investir no lançamento de cápsulas que também podiam ser usadas nas máquinas da Nespresso.

Para a empresa, que tornava seus clientes fiéis também graças à falta de opção no mercado para seu café, teve de se adaptar aos dias difíceis. No Brasil, tratou de reduzir o preço dos produtos.

Apesar da inspiração em uma marca global como a Nespresso, há o cuidado de criar um produto próprio. O design pode ser um dos diferenciais. A máquina do grupo 3 Corações, por exemplo, será mais circular. As cápsulas da Café do Ponto, lançadas no início do ano, são feitas de plástico, e não de alumínio. Seja para criar um produto mais barato, e ganhar outra fatia do mercado, ou para se proteger judicialmente.

A Nespresso indica que, enquanto algumas patentes são quebradas, outras novas são criadas. “A Nespresso é coberta por mais de 1.700 patentes, com datas de validade diferentes e que fornecem proteção em diversos aspectos. Novas patentes são criadas constantemente”, informa a empresa, em nota.

As patentes abrangem não apenas o design dos produtos, mas a maneira como o sistema opera em conjunto, desde a cápsula até a extração do café. “Como o próprio sistema tem sido alvo de contínuas inovações, existem muitas patentes diferentes relacionadas a essas cápsulas, para as quais a alegação de compatibilidade deve ser avaliada”, conclui o posicionamento.

Uma vantagem da Nespresso é sua rede de lojas próprias, que mantém consumidores mais perto da máquina. Em sete anos no País, a fabricante abriu dez boutiques: quatro em São Paulo, duas no Rio de Janeiro e uma em Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Campinas. Em breve, a marca irá inaugurar o Nespresso Expertise Center, o primeiro de Américas, que irá “disseminar a cultura do café”, informa, sem dar mais detalhes.

Mercado diversificado

As máquinas de café em cápsula chamam a atenção em um mercado que ainda está criando uma cultura de consumo de cafés superiores por sua praticidade, e também acessibilidade. Hoje já são vendidos no mercado equipamentos a partir de R$ 300.

Máquinas de café em grão, mais sofisticadas, têm custo a partir de R$ 2 mil, que pode chegar a R$ 5 mil, caso da Prima Donna, da De´Longhi, lançada no ano passado. Além de compacta, a máquina vem com garrafa de leite e faz cappuccino. Além disso, é automatizada.

Elas são outra frente atacada pelas fabricantes como forma de se diferenciar e atingir consumidores de maior alta renda e também sofisticação. A Philips, por exemplo, passou a atuar nesta seara quando comprou a marca de café expresso italiana Saeco, em 2009. A empresa também tem a linha Senseo, de sachês.

Luis Mauro Russo, diretor de marketing da De’Longhi, conta que a fabricante de máquinas, a pedido de torrefadores (responsáveis pelo beneficiamento dos grãos), começa a olhar para o mercado corporativo. “É um trabalho cuidadoso, que fica mais concentrado em pequenos estabelecimentos ou salas de diretoria e conselhos de administração”.

Nathan Herszkowicz, diretor executivo da Abic, aponta que, nos últimos seis anos, o mercado de equipamentos para consumo de café preencheu a maioria das lacunas. “Hoje o consumidor encontra diversidade de preços e funções”.

 

Fonte: economia.ig.com.br/empresas

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