Caiu café no notebook. E agora?

Nós da equipe do Mexido de Ideias adoramos degustar xícaras de café e chá em diversos momentos. No entanto, nem todas as canecas são a prova de queda. E muitas vezes acidentes acontecem – e podem ser graves, dependendo do objeto molhado. Se derrubar café em papeis e documentos importantes já é muito ruim, imagine despejar acidentalmente a bebida no computador?

Nem todos conseguem desmontar e remontar um notebook com propriedade. Por isso, em diversos casos o ideal é levar o aparelho à assistência técnica. Em qualquer situação, no entanto, a primeira coisa a ser feita é desligar o aparelho da tomada e retirar a bateria imediatamente – é melhor perder documentos do que o aparelho em um curto-circuito. Em seguida, desconecte todos os cabos, dispositivos e gadgets que estejam ligados ao computador.

Passado o susto, chega a hora de avaliar os problemas. Dependendo do líquido que foi derramado um problema diferente pode ocorrer. Por exemplo:

– Bebidas quentes podem derreter componentes plásticos;

– Ácidos podem favorecer a corrosão de metais do notebook;

– Açúcar pode grudar em componentes e necessitar de uma limpeza maior.

No geral, primeiro é necessário secar o teclado e as partes externas do notebook antes de tentar abrir ou levá-lo à assistência técnica. Para isso, utilize papel absorvente ou panos que não soltem fiapos. Utilizar secadores de cabelo na temperatura fria ou mini aspiradores para líquidos também é recomendável, assim como recomenda a fabricante Philco.

A garantia de tais aparelhos normalmente não cobre esse tipo de acidente. Caso você não tenha segurança para montagem e manutenção de notebooks, leve o aparelho a um profissional especializado. Caso contrário, confira algumas dicas para tentar ressuscitar seu companheiro:

– Desmonte com extremo cuidado e paciência seu notebook;

– Verifique se existe líquido dentro do aparelho e cuidadosamente seque e remova;

– Utilize álcool isopropílico para a limpeza;

– Não tente ligar o notebook antes de certificar-se que ele está totalmente seco e limpo (por fora e por dentro).

Acidentes acontecem e naturalmente ninguém tentará dar café ao seu notebook por ele estar lento – embora às vezes dê vontade. O importante na hora é manter a calma, tentar minimizar os prejuízos e não desistir do seu café (apenas tente tomá-lo um pouco mais longe do aparelho).

banner-publicidade-sua-empresa-aquibanner-publicidade-automakcafe-cafexpresso

Publicidade

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite abaixo para seguir seu comentário * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.