Uma mistura de pó coado, manteiga e óleo de coco, criada nos Estados Unidos, ganha adeptos no mundo todo

cafe-interna1

Por Anna Paula Buchalla

Já imaginou acrescentar manteiga e óleo de coco ao seu cafezinho de todas as manhãs? Bem, isso não soa exatamente como um desjejum balanceado. Mas, por mais incrível que possa parecer, a receita, que une os três ingredientes, emagrece, dá energia e faz bem ao cérebro. Ao menos é o que promete o bulletproof coffee, fórmula inventada por um gênio da tecnologia do Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Dave Asprey, o criador, tinha uma obsessão: encontrar um produto simples, capaz de fazer uma pessoa ser boa em tudo. Suas pesquisas foram dos Andes ao Tibete até chegar ao resultado perfeito. O empresário garante que já conseguiu elevar seu QI em 20 pontos só com o cafezinho. Sua bebida virou hit. Os que a consomem no lugar do café-da-manhã tradicional (sim, ele equivale a uma refeição!) relatam melhoria nos níveis de energia e atenção – e, o mais importante, nos ponteiros da balança. O mix da moda pode ser feito em casa: leva café orgânico coado, duas colheres de sopa de manteiga e uma colher de sopa de óleo de coco – tudo batido no liquidificador. Mas seu criador defende, é claro, que o kit original (que pode ser comprado online no site BulletProofExec. com por US$ 38) é imbatível. Ele inclui um pacote com grãos especiais, chamado Upgraded Coffee, que Asprey jura ser livre de toxinas graças a um secreto processo de torra que ele guarda a sete chaves. A fórmula traz ainda o Brain Octane Oil, uma versão mais pura do óleo de coco, que, segundo ele, “age diretamente nas células para dar energia extra e melhorar sua performance”. Ah, sim, e a manteiga, sem sal, tem de vir do leite de vacas alimentadas exclusivamente por capim. O blend tem uma consistência cremosa e deixa uma sensação engordurada na boca.

Mas como uma simples xícara de café com manteiga é capaz de emagrecer, dar energia e melhorar as funções cerebrais? Aos fatos: o bulletproof coffee, de acordo com Asprey, não é uma bebida em si, mas um processo de adaptação do organismo para usar óleo e proteína como fontes de saciedade. Pessoas que tomam o café turbinado dizem que a fome só bate por volta das duas horas da tarde. Seu poder de emagrecimento estaria na cetose, que acontece quando o organismo começa a usar a gordura (no caso, a manteiga e o óleo) diretamente para produzir energia, em vez de usar a glicose, como normalmente faz. Invariavelmente, há perda de peso nesse processo.

O café à prova de balas tem alguns aspectos a seu favor: apesar da fama de má da manteiga, as variedades de altíssima qualidade hoje são vistas como superalimentos por nutricionistas. Elas têm boa concentração de CLA (ácido linoleico conjugado), associado à redução da gordura abdominal e a melhora da saúde do coração. Além disso, estudos mostram que a gordura saturada não é tão ruim quanto pregaram
os médicos há pouco.

Segundo a nutricionista Daniela Jobst, as gorduras presentes na bebida são responsáveis pela sensação de saciedade. “Esse é um desjejum energético que satisfaz a fome, e a cafeína pode aumentar a queima de gordura pelo organis- mo”, diz. Além disso, os especialistas apontam que a gordura diminui a absorção da cafeína, mantendo a energia em alta por mais tempo. “Mas é importante deixar claro que não há qualquer material científico que comprove os benefícios da dieta”, afirma a nutricionista. Para alguns especialistas que provaram a bebida, o bulletproof coffee não passa de uma bomba calórica. Se ele emagrece ou engorda, cabe a cada um fazer o teste. Mas o fato é que já tem muita gente por aí colocando manteiga no seu cafezinho…

admiratocafe-banner-blog-cafexpresso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite abaixo para seguir seu comentário * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.