Café terá advertência de risco de câncer na Califórnia

ONG argumenta que um componente encontrado na maioria das bebidas, cafés, figura entre os produtos químicos enumerados como potencialmente cancerígenos ou prejudiciais à saúde.

Redes de café da Califórnia terão de avisar seus clientes sobre risco de câncer relacionado ao produtoValentyn Volkov / Shutterstock

Um tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, determinou que a Starbucks e outras redes de cafés avisem a seus clientes na Califórnia sobre o risco de câncer relacionado ao produto.

O juiz Elihu Berle confirmou uma decisão prévia envolvendo uma pequena ONG e 90 empresas que produzem ou vendem café.

Berle explicou em sua decisão — que inclui Starbucks Corp., Keurig Green Mountain Inc. e Peet’s Operating Co. — que não foi possível demonstrar que os benefícios para a saúde do consumo do café superam os risco de câncer de um produto químico derivado do processo de torrefação.

A ONG Council for Education and Research on Toxics acionou as companhias em 2010, com base em uma lei que exige que as empresas coloquem etiquetas de advertência em seus produtos que possam causar câncer.

A defesa admitiu a presença da acrilamida no café, mas garantiu que ela não representa risco e que trata-se de um subproduto natural do processo de torrefação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite abaixo para seguir seu comentário * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.