Pesquisa pode oferecer maneiras de programar o uso da cafeína para limitar os efeitos do “jet lag”

Beber café à noite atrapalha relógio biológico, diz estudo stock.xchng/Divulgação

Foto: stock.xchng / Divulgação

Tomar café antes de dormir atrapalha o relógio biológico, tornando mais difícil ter uma boa noite de sono e acordar de manhã — afirmaram pesquisadores norte-americanos nesta quarta-feira.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Science Translational Medicine não apenas para explicar porque os consumidores noturnos de cafeína ficam acordados e dormem até tarde, mas também para oferecer aos viajantes uma maneira de programar o uso da cafeína para limitar os efeitos do ‘jet lag’, segundo os cientistas.

O estudo envolveu cinco voluntários escolhidos de maneira aleatória para consumir a quantidade de cafeína obtida num café espresso duplo três horas antes de dormir, ou quem foram expostos à luz forte, ou receberam um placebo.

Durante 49 dias, os voluntários foram estudados sob diferentes condições, e sua saliva foi testada regularmente para os níveis do hormônio melatonina, que regula naturalmente os ciclos do sono.

Eles descobriram que aqueles que tomaram cafeína em condições de baixa luminosidade experimentaram cerca de “40 minutos de atraso no ritmo da produção da melatonina”, segundo o estudo.

Aqueles expostos a iluminação intensa três horas antes de ir dormir tiveram seus relógio biológico atrasado em 85 minutos.

Quem ingeriu cafeína e ficou exposto a luz forte teve o ciclo da melatonina atrasado em 105 minutos.

— Este é o primeiro estudo a mostrar que a cafeína, a droga psicoativa mais usada no mundo, tem uma influência no relógio biológico dos seres humanos. Também fornece novos e animadores insights sobre os efeitos da cafeína na fisiologia humana — afirmou o professor Kenneth Wright da Universidade do Colorado, Boulder.

Enquanto as descobertas reforçam o conselho — já presente no senso comum — para evitar o consumo de cafeína antes de dormir, o estudo também aponta para a possibilidade “intrigante” de que o uso apropriado da cafeína pode ajudar a resetar o relógio biológico de forma a evitar o jet lag.

Entretanto, mais estudos são necessários para determinar como os viajantes que percorrem diferentes fusos horários podem usar a cafeína para se manterem acordados.

“Será importante para monitorar distúrbios do sono induzidos pela cafeína sob tais condições, o que poderia piorar o jet lag”, disse o estudo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite abaixo para seguir seu comentário * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.