Não é de hoje que o cardamomo faz um par perfeito com o café. Os árabes já o adicionavam à bebida. Os hindus misturavam ao leite, em folhas de chá preto e com outras especiarias (canela, cravo e gengibre): dando origem ao famoso Chai, que é servido após as refeições.

gsgsdgsdgs

 

Confesso que essa receita com grãos de café foi um experimento, mas gostei bastante. Adicionar os grãos de café ao leite é uma versão mais essencial dessa dupla tão constante – café com leite.

Enquanto preparava, o perfume já me avisava que seria uma excelente combinação. Tenho a impressão de que a infusão dos grãos de café e cardamomo transmite ao leite sua essência sutilmente. Por isso é necessário tampar muito bem o recipiente para evitar a perda dessa sutileza.

De acordo com a especialista e proprietária da loja do Chá Tee Gschwendner em São Paulo, Carla Saueressig, o conceito de infusão compreende em todos os tipos de bebidas feitas a partir da imersão de folhas, flores e frutas em água quente. Aqui me arrisco com o leite ao invés da água. Será que ainda estou inspirada pela República do café com leite? Não sei se fugi do conceito da infusão, mas o resultado é ótimo.

Quentinho com mel é um veludo na garganta. Gelado é refrescante. E sem adição de açucares ou mel é uma honesta e inocente bebida diet. Experimentem!



Leite perfumado com café
Rendimento: 2 copos
Tempo de preparo: 15 minutos (deixe 10 minutos em infusão)

Ingredientes:
250 ml de leite
1 colher (sopa) de café em grãos
1 colher (chá) de cardamomo

Modo de Preparo:
Misture os cardamomos no leite e nos grãos de café. Leve ao fogo médio e quando a fervura começar desligue-o. Tampe e deixe descansar. Coe, na hora de servir. Se for servir quente, aqueça novamente. Se for servir gelado, bata no liquidificador antes de servir. Fica uma delícia!

Dica:
1 – Você pode preparar e deixar na geladeira por 24 horas sem coar. Com isso, o sabor se acentuará.

 

Print_273

Print_274

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite abaixo para seguir seu comentário * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.