Escolher bem a sua máquina de café

Quem pode resistir ao prazer de um bom café? Apreciada em todo o mundo, esta bebida de aroma inebriante e exótico degusta-se a qualquer momento do dia. Mais do que uma bebida, o café é a expressão de um momento de prazer a sós ou partilhado. Contudo, para saborear uma boa xícara de café, é preciso saber prepará-lo bem! Atualmente, as máquinas de café são modernas e propõem, através de uma grande variedade de modelos, diversos modos de preparação. A CAFEXPRESSO está aqui para ajudar a escolher!

As questões que deve colocar-se antes de comprar:

Que tipo, de pastilhas ou cápsulas escolher?

As pastilhas (maleáveis) do tipo Senseo têm a vantagem de ser fáceis de utilizar. Funcionando com uma pressão de água mais fraca (até 3 bars), as pastilhas oferecem uma moagem não compactada do café. O resultado é comparável à de uma máquina de filtro.As cápsulas (rígidas) dos sistemas E.S.E (Easy Serving Expresso) apresentam uma moagem compactada e fina, que suporta uma pressão de mais de 9 bars.As cápsulas, adotadas pela Nespresso e Dolce Gusto, conservam o café em vácuo para melhor preservar o aroma. A moagem é muito fina e infundida a alta pressão (mais de 15 bars). É o verdadeiro café expresso.Além destes sistemas, as máquinas Tassimo funcionam com cápsulas herméticas, embora com baixa pressão hidráulica (3 bars).

Que água utilizar?

Um bom café prepara-se com a água mais pura possível. Idealmente, escolha água mineral natural ou água de nascente. Os minerais e o oxigênio que contêm servem de condutores ao sabor e dão corpo à sua bebida.Caso não seja possível, a água filtrada é uma boa alternativa, uma vez que está livre de cloro, calcário e outros metais pesados que prejudicam o sabor do café.De uma forma geral, evite as águas não filtradas, bem como a água destilada ou desmineralizada.

Um pequeno conselho para a manutenção da sua máquina

Se a sua máquina não dispuser de um filtro integrado, é possível que esteja sujeita aos depósitos de calcário ou de borra. Para remediar esta situação, existem produtos de limpeza adaptados à sua máquina. A frequência média de limpeza da sua máquina de café é de 1 a 2 vezes por ano, em função da utilização.

Quais são os acessórios indispensáveis?

Um filtro e uma cafeteira são suficientes para preparar café. Porém, poderá naturalmente completar o serviço com diversos acessórios práticos, tais como porta-cápsulas, distribuidores e produtos de limpeza para máquinas de café, incluindo produtos anti calcário.

A CAFEXPRESSO SELECIONOU:

 

PHILIPS/SAECO Máquina de café expresso

DELONGHI Máquina de café expresso

PHILIPS Máquina de café Quadrante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite abaixo para seguir seu comentário * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.