5 REGRAS DE OURO PARA UM PERFEITO CAFÉ EXPRESSO EM CASA

O café expresso feito na cafeteria é o café por excelência, é a forma que exalta ao máximo o gosto e os aromas. A preparação do café expresso é uma verdadeira arte. Para obter um resultado excelente também em casa é aconselhável seguir estas regras:

1) A qualidade da água: usar água mineral natural em vez de água da torneira. A concentração de calcário pode impedir o perfeito funcionamento da máquina e influenciar a qualidade do café. De dois em dois meses é aconselhável usar um anti-calcário para máquinas de café expresso domésticas.

2) A dose certa: para cada xícara usar 7 gramas de café para máquina de café. A orientação que vem com a máquina equivale a aproximadamente 7 gramas.

3) Uma mão de profissional: uma vez cheio o porta-filtro, bater levemente na mesa ou na palma da mão para distribuir de modo homogêneo o café em pó. Compactar o café com força, utilizando a prensa que vem com a máquina: uma superfície plana é fundamental para obter um bom café expresso.

4) O tempo certo: o café deve sair do canal formando um fio continuo e homogêneo. Prestar atenção no tempo de extração: se o café sai muito rápido, tente pressioná-lo com mais força; pelo contrário, se a saída é muito lenta, reveja a pressão no sentido contrário.

5) Uma manutenção cuidadosa: sempre que fizer um café, tirar do filtro os resíduos do anterior, para evitar os sabores indesejados. De vez em quando, deixar a água correr no filtro vazio, como se estivesse a fazer um café. Antes de fazer outro, esperar 2/3 minutos, verificando que não existam resíduos de água dentro do porta- filtro. Proceder da mesma forma sempre que lavar o porta-filtro com água da torneira.
cappuccino_01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite abaixo para seguir seu comentário * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.